sexta-feira, 25 de julho de 2014

Coreia do Sul parte III - Curiosidades

A Coreia do Sul, mais propriamente Seul é uma das capitais mais modernas do Mundo. Grandes arranha céus, uma economia pujante, cerca de 10 milhões de habitantes, só na capital, tudo a que uma grande cidade tem direito.

Mas ao mesmo tempo, é uma cidade cheia de tradição, com vários palácios pelo meio da cidade, que uma vez que se entra, esquecemo-nos que estamos mesmo no meio de uma grande cidade, a não ser claro pelo facto de vermos os arranha céus do outro lado dos muros (sim os palácios são rodeados de muros altos). é Como se entrássemos numa época diferente, com uma calma e um silêncio que não são comuns numa cidade daquelas, com grandes jardins e grandes lagos).
Achei a existência destes pontos, na cidade, muito bonita e bem cuidada e planeada.

A primeira curiosidade com que nos deparámos foi quando chegámos ao nosso quarto, no hostel, e verificámos que as toalhas de banho que nos tinham deixado eram mini toalhas! Mais pequenas do que as nossas toalhas de rosto!. Pensámos que podia ser engano e quando fui perguntar na recepção, disseram que na Coreia as toalhas que se usam costumam ser daquele tamanho. E que toalhas maiores só se encontram já em hoteis maiores. Mas em casa, as pessoas usam toalhas daquele tamanho! O mano decidiu incorporar a vida coreana de tal maneira que sempre utilizou essas toalhitas na viagem, já eu decidi comprar uma maiorzita por 5000won - 2.5€

Como grande cidade que é, espera-se grandes centros comerciais. Ora, centros comerciais é o que não falta por lá! Não só os normais centros comerciais, a que estamos habituados, mas também grandes mercados (tipo feiras) por todo o lado! E mais! A cidade tem uma cidade paralela. Seul tem vida subterrânea! lol. Ou seja, quando descemos umas escadas que nos parecem estar a indicar o caminho para o metro, podemos perfeitamente estar a entrar num novo centro comercial! Mas desta vez, subterrâneo. E são grandes! Estendem-se por vários metros (eu acho que até km) de comprimento, abaixo da superficie.
Nota: não comprei nada por lá. Acho que eles se vestem mal no geral...ups! É verdade, foi o que eu achei. Além disso muitas das lojas de roupa, eu diria mesmo quase todas tinham roupa de desporto, de ar livre. Os Coreanos adoram o ar livre, sempre que aparece tempo bom, vão passear nas montanhas ou nos parques com as famílias.

Outra coisa que têm muito por lá e que são dos locais de interesse que aparecem em todos os sites turísticos como sítios a não perder, a não deixar de ir, são as barracas de comida de rua. Durante o dia nem por isso se vêm, as pessoas vão mais aos mercados comer (que já falei ali em cima), mas à noite, estas barracas aparecem em muitas ruas. São compostas por uns carrinhos simples que são preparados para fritar e e grelhar as ementas, e que depois são rodeados por "tendas" de plástico, onde os clientes podem-se sentar e comer as iguarias. Experimentámos uma vez e de facto vale a pena :).

Algo que nos fez alguma confusão foi verificar que em Seul praticamente não existem caixotes do lixo. Não estou a exagerar! São mesmo muito poucos! Apesar disso as ruas são extremamente limpas! E não têm aquele cheiro horrível que emana dos caixotes do lixo que costumam estar espalhados pelas cidades Europeias. No final do dia, começam a ver-se ao lado da estrada, sacos grandes e fechados amontoados. Ou seja pareceu-nos que as pessoas guardam o lixo nas casas e só ao final da noite é que os colocam na rua para serem recolhidos. Mesmo nestes casos era tudo extremamente organizado, limpo e rapidamente recolhido. Perguntei a um dos rapazes do nosso Hostel se esta falta de sitíos para colocar o lixo era só impressão nossa ou se era mesmo uma realidade do país. Ao que ele respondeu que não era no país mas sim em Seul que isso se verificava (ele era dos arredores, tinha que fazer viagens de 1.5h diariamente tanto de manhã como à noite), e que era uma coisa que ele não compreendia e que o irritava.

Em todos os sitíos onde comemos a água é gratuita. Em alguns locais já estava na mesa, em outros tínhamos que a ir buscar a uma máquina. Nestes últimos casos, também tinhamos que ir buscar os copos, pequenos de alumínio, que estavam ao lado da água, num armário fechado e esterilizado!

Uma curiosidade pouco benéfica para nós portugueses, foi ter a percepção, que a pessoa menos simpática com quem nos cruzámos durante toda a viagem era nada mais nada menos que uma portuguesa! Na embaixada portuguesa! Foi uma visita que fizemos que era afinal completamente escusada.

Regras de trânsito, pelo que vimos não eram muito respeitadas. Passadeiras com luz verde para os peões não significavam que podíamos passar à vontade, porque os carros passavam mesmo assim. Ultrapassagens na estrada, fosse pela direita fosse pela esquerda, eram todas válidas, e a buzina estava sempre a apitar.

Uma coisa fantástica que descobrimos apenas na ilha, uma vez que em Seul andávamos sempre de metro de um lado para o outro, foi que andar de táxi é super acessível.

A comida também é bastante acessível!

Smartfones e telemóveis Xpto - TODA  a gente tem, mas mesmo toda a gente! Toda a gente tem um telemóvel de última geração. Ontem vi uma notícia que dizia que 97% dos Coreanos têm smarftones, e eu posso comprovar que é verdade!