quarta-feira, 23 de julho de 2014

Coreia do Sul - I parte - a Viagem (finalmente! yeeey)

Ok, hoje, FINALMENTE vou escrever sobre a fantástica viagem que eu e o meu mano fizemos a um país com que andávamos a sonhar e a planear visitar há, pelo menos, 6 anos!

A viagem era para ter sido feito o ano passado, tanto que tirámos os nossos passaportes à pressa (não, não tinhamos passaporte!). Já tinhamos orçamento da viagem e tudo até que começaram a chegar notícias de um clima de grande tensão que se fazia sentir lá pela Peninsula Coreana, com os malucos da Coreia do Norte a ameaçar pela milésima vez que iriam transformar a Coreia do Sul, num "mar de chamas flamejantes". Disse que era a milésima vez, não disse? Pois, e era, mas por alguma razão, desta vez a imprensa internacional decidiu esmiuçar a notícia como sendo uma novidade, muito provável de vir a acontecer. O que não era verdade! Para os Sul Coreanos esta era apenas mais uma ameaça de entre todas as outras. Andavam nas suas vidinhas como sempre! Não quer dizer que não venha a acontecer um dia - os líderes por lá parece que quanto mais novos mais doidos são! Mas a ameaça, segundo os Sul Coreanos não tinha nada de novo em relação às restantes.

No entanto, por causa do que nos chegava de lá, acobardámo-nos e decidimos adiar mais uma vez.

Vai daí que foi este ano! Mais precisamente desde o dia 18 ao dia 29 de março! Estadia em Seul e em Jeju, a maior ilha das cerca de 5000 que por lá existem.

Com malas cheias de roupa de inverno e de papéis que nos indicavam quais as zonas a visitar, lá fomos.
Certificámo-nos que tinhamos rede de telemóvel, que tinhamos aparelhos para as tomadas de lá, se os cartões multibanco funcionavam ou se tínhamos que ter um cartão de crédito(o que não foi necessário!), enfim verificámos tudo! Como? Sites de turismo da Coreia, blogs e embaixada Portuguesa de lá.
Basicamente é tudo igual a nós.
Só não contámos com a escala em Londres, onde tudo é ao contrário! Mas como foi uma escala de um dia para lá e de umas horas para cá, não tivemos problemas.

No total, são aproximadamente 15 horas de voo para cada lado (a contar tb com a viagem até Londres).
Poderiam ser menos umas duas horitas, se não tivéssemos que fazer um pequeno desvio estratégico ali entre Pequim e Seul, de forma a passar bem longe da "querida" Coreia do Norte, e seus malucos líderes...

Chegados a Seul, a primeira coisa k fizemos foi comprar um pequeno cartão que nos iria permitir andar no metro, em autocarros, entrar em algumas atrações turisticas, etc. o T-Card!

A rede de metro em Seul é uma das maiores e mais modernas do Mundo! Muito fácil de utilizar, leva-nos basicamente a qualquer lado que queiramos. Só não aprecia grandes malas a passar nas pequenas portas...como demos conta na viagem para o nosso Hostel. Ficámos presos umas 3 vezes, nas cancelas. Mas nada temam! A primeira coisa que podemos comprovar é que os Sul Coreanos são absolutamente simpáticos, uns queridos! Mal nos viam em apuros, prontificavam-se a ajudar-nos, e passavam os seus cartões pelas cancelas, para nos deixar passar! Além disso mal abríamos um mapa aparecia logo um ao pé de nós a perguntar se precisávamos de ajuda! E que ainda por cima falava inglês, coisa que muito poucos falam. Se nós perguntávamos por indicações, o mais certo é não perceberem o que queríamos dizer, por isso o melhor mesmo era abrir o mapa e ficar à espera que viessem até nós. Claro que perguntavam logo de onde éramos, e quando diziamos Portugal, lá vinha o "oooohh Cristiano Rônaldô" :).