segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Auschwitz

Já vi dezenas de documentários sobre o nazismo, sobre a perseguição aos judeus, sobre Auschwitz, a vitória dos Aliados, e a queda de Hitler...mas continuo a ficar impressionada e emocionada quando vejo.

Ontem vi mais um, no canal História, contado na 1ª pessoa. Uma mulher que viveu e sibreviveu para contar as atrocidades que viveu, com 16 anos. Passou por 7 campos de concentração ao todo, o documentário foi sobre o tempo que esteve em Auschwitz, e no fim, ela e a mãe, foram das que tiveram a sorte de sobreviver...é impressionante, horrorizante, incrível e inaceitável, como é que um povo se deixa levar por um maluco.
Uma coisa são aquelas pessoas que nascem e crescem num ambiente que para nós é inimaginável, como os Norte Coreanos, os extremistas...é horrível, as pessoas são horríveis, mas não conhecem outra realidade, a verdade é essa! A triste verdade.
Outra coisa, são pessoas já adultas que toda a vida viveram em harmonia com outras pessoas, neste caso judeus, e de repente, aparece um louco que as consegue convencer a perseguir, a torturar, a matar essas pessoas, só porque...porquê?

É um dos sítios que gostava muito de visitar um dia - Auschwitz - tendo a certeza que saíria de lá em lágrimas...

Sem comentários:

Enviar um comentário

vidinhas